Revista Minha Casa – Julho/2015

TUDO PARA RECEBER BEM

Confira as soluções certeiras da arquiteta Eveline Maciel para montar a varanda gourmet de 8m² de um apê em Londrina, PR, palco de reuniões e festas animadas.

1 – Um apoio e tanto

Suporte extra para preparar alimentos, a bancada também ajuda a aproveitar ao máximo a área. “Com a mesa alta, as pessoas tendem a ficar de pé, apenas apoiadas – assim cabe mais gente! Sem contar que banquetas ocupam menos espaço que cadeiras”, afirma Eveline. Para uma circulação adequada, a peça (1,45 x 0,37 x 1,05m*) de granito branco siena, que possui um armário de MDF acoplado, foi fixada a 80 cm da churrasqueira, a 85cm da porta e a 10 cm da cortina. distâncias mínimas recomendadas.

2 – Para cobrir e dar unidade

Móveis planejados otimizam e uniformizam o espaço. O MDF revestido de laminado em padrão de madeira natural dos armários também recobre o pilar de concreto à direita da pia. “A ideia, ao revestir esta estrutura, foi trazer continuidade visual a todo o ambiente”, observa Eveline.

3 – Casamento sem monotomia

A harmonização de materiais diferentes – como vidro, porcelanato e pedra – é garantida pela paleta de cores neutras. “O visual amadeirado do porcelanato contrasta com o granito branco e confere um ar aconchegante; os ladrilhos hidráulicos dão um toque lúdico, enquanto o espelho [na porta do armário aéreo] quebra os tons escuros”, aponta.

4 – Prova de fogo

Para revestir a churrasqueira, materiais resistentes ao calor, que não dilatam ou trincam, como pedras, pastilhas e porcelanato, são os mais indicados. “Escolhemos o porcelanato que imita madeira porque é fácil de limpar e não demanda reparos”, explica a arquiteta.

5 – Conforto sim, segurança também

Precaução e praticidade: vale investir em uma cortina de tecido encorpado, que não balance com o vento e, portanto, não corra o risco de encostar no fogo. “Tivemos ainda o cuidado de optar por uma rolô [Tela Solar, da Ipê], que pode ser totalmente recolhida, é resistente à insolação direta e que, por ser plastificada, não absorve cheiros”, diz.

Os moradores queriam uma varanda que acomodasse bem os amigos e cujo visual priorizasse os tons neutros. Assim, a arquiteta, também de Londrina, tomou como ponto de partida do projeto o granito branco siena aplicado na churrasqueira e no balcão da pia, entregue pela construtora.

Texto Isis Gabriel / Foto Edsley Saito