Jornal de Londrina | Geral Economia – 01/06/2014

TIPO DE ILUMINAÇÃO INFLUENCIA NO CONFORTO VISUAL E TÉRMICO DOS AMBIENTES

Planejamento deve levar em conta a função dos espaços; para cada ambiente há tipos de lâmpada e cores mais indicados.

[…]

Determinar a função do cômodo é o primeiro passo para definir a iluminação, afirma a arquiteta Eveline Maciel. “Há a iluminação ampla, de todo o ambiente, e a de destaque, que serve para chamar atenção para um ponto específico. Indico sempre ter as duas formas.” Os diversos tipos de lâmpada permitem mesclar a iluminação. As do tipo LED e fluorescente não esquentam, por isso, podem ser utilizadas inclusive diretamente sobre o sofá ou mesa de jantar. “O pendente escolhido também vai indicar o melhor tipo de lâmpada a ser usada”, comenta Eveline.

[…]

Nas salas de estar e jantar do casal Flora e José Antônio Maciel têm luz geral, de luminárias no meio do cômodo, e iluminação indireta, focada em objetos. Eles contam que geralmente utilizam apenas esta última, que tem tonalidade amarelada e é mais confortável para assistir TV. Além disso, os focos de luz também servem como decoração, formando desenhos na parede.

Tendência é iluminação funcional

A ideia de colocar apenas um ponto central para iluminar todo o ambiente tem ficado cada vez mais de lado. Segundo as especialistas, a iluminação funcional dos espaços tem sido estimulada e a tecnologia dá uma mãozinha nessa tarefa. Com a automação, é possível programar iluminações diversas e controlar melhor o consumo e os gastos com a conta de energia. Mas, para isso, o espaço precisa de infraestrutura e planejamento adequados.

residência_FloraMaciel

Nas salas de estar e jantar do casal Flora e José Antônio Maciel têm luzes geral e pontual, esta última focada na mesa (Crédito: Roberto Custódio/Jornal de Londrina)